FIFO — Organizando filas de maneira digital e melhorando a experiência em salas de descompressão

Um estudo de caso de UX realizado na segunda edição do Hackathon da FCamara

Introdução ao Problema

Que salas de descompressão são cada vez mais comuns em empresas é fato. Em especial quando se trata de empresas de tecnologia, fintechs, startups, etc… No entanto, em uma companhia com mais de 90 funcionários, a organização desse espaço pode ser um pouco desafiadora! Foi, portanto, pensando nessa problemática que a FCamara desenvolveu a segunda edição de seu Programa de Formação. Com intuito de melhorar a experiência dos colaboradores, propuseram a criação de uma interface para organizar as jogatinas do escritório.

Contextualizando e Primeiros Passos

Assim que o Hackathon começou, ficamos inteirados de como funcionaria o desafio, onde nos deram um panorama geral do problema a ser resolvido e estipularam os prazos de entrega - que foram definidos em Sprints. Fomos então separados por grupos, onde fiquei como sendo o único UX/UI Designer, com cinco DEVs.

#ParaTodosVerem. A imagem mostra uma parte da tela da organização feita no Notion. Está separado por Research, Planejamento, Desenho de Interfaces, Testes e UI, com tópicos em cada um desses temas.

Pesquisa

#PraTodosVerem Print de um post no LinkedIn, que fiz para encontrar pessoas que já trabalharam em empresas que tenham salas de lazer para entrevistar
#PraTodosVerem: Matriz CSD feita na plataforma Notion, com diversos quadros de certezas, suposições e dúvidas
#PraTodosVerem Alguns dados obtidos pelas pesquisas qualitativas e quantitativas. Os mesmo dizem “87,5% das pessoas que utilizam o espaço são homens”, “68,8% têm entre 17 e 24 anos, e a mesma porcentagem atua na empresa há mais de um ano”, 80% já desistiu de usar a sala pelo tamanho da fila” “37,5% DEVs, 25% UXs, 37,5% Outros”, “PlayStation 4 e Tênis de Mesa são os aparelhos mais utilizados”, “Fifa é o jogo mais disputado”, “Os maiores problemas enfrentados no espaço atualmente são a falta de organização e o tamanho da fila”

Definição

#PraTodosVerem Mapa de Empatia feita no Miro, com post-its de diversas cores espalhados entre os tópicos propostos do mapa
#PraTodosVerem Personas desenvolvidas, o Paulo e o Diego, que representam os funcionários do FCamara. Você pode ler a descrição de cada um por aqui
#PraTodosVerem A primeira imagem mostra uma organização por tópicos com diversos post-its, destrinchando as possíveis soluções na interface. A segunda é um fluxograma, representando os passos do usuário ao utilizar o espaço, antes de uma aplicação web
#PraTodosVerem Outro fluxograma, agora representando como a interface poderia funcionar, antes mesmo de começar a desenvolvê-la em protótipos

Prototipação

Com as pesquisas realizadas e com um entendimento geral das funcionalidades que a interface precisava ter, criei alguns Wireframes para desenvolver como essas interações funcionariam na prática, antes de partir para o Figma.

Home

Depois de logado, o usuário poderia se deparar com duas situações. Uma em que ele seria o primeiro da fila, então não haveria nenhum jogo em andamento até o momento, e outra em que já há algumas partidas em vigência. Nos dois casos, os jogos que o usuário mais jogou fica representado logo abaixo, para facilitar na entrada dos que mais gosta.

Partida

Se o usuário for o primeiro da fila, ele será redirecionado diretamente para a tela de partida, que pode variar um pouco de aparência de acordo com a forma que foi escolhido jogar, seja sozinho, em dupla, ou até mesmo em time.

Fila

Ao selecionar para entrar na fila, seja ao encerrar a partida ou direto da tela home, o usuário teria um tempo de espera estimado, definido de acordo com as últimas partidas jogadas, além de poder acompanhar o que está sendo jogado no momento, quem está jogando e a quanto tempo a partida está rolando.

Perfil

Todos esses processos permitem reunir diversas informações que podem ser relevantes ao jogador, como estimativa de horas jogadas, e quantas partidas jogou, sendo representadas de maneira visual no perfil.

Próximos Passos

Com a data de entrega na porta, algumas funcionalidades não puderam ser priorizadas. Apesar da interface já poder ser utilizada como MVP, há aplicações que podem ser realizadas para melhoria da mesma

  • Aprimorar a versão mobile. (Que está em construção por aqui, caso queira acompanhar o processo)
  • Observar usuários utilizando a plataforma no dia a dia, se possível aplicação pós pandemia;
  • Incluir telas ao ganhar uma “Conquista” depois de uma partida, e personaliza-las de acordo com o jogo;
  • Incluir os jogos de tabuleiro na interface;
  • Finalizar a aparência do Ranking geral;
  • Possibilitar a inclusão de um jogo não disponível anteriormente;
  • Aperfeiçoar a interface considerando campeonatos.

Product Designer Jr. no Grupo FCamara, criador do UX em Casa e administrador no Vagas UX

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store